Vendas Online no Brasil, Esse Mercado vai Quebrar, Entenda Porque

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As Vendas Online, ou seja, o Ecommerce segue crescendo a passos largos no Brasil. Parece ser um mercado alheio a crises e instabilidades econômicas, desde 2001 quando começou a ser mensurado, nunca houve um ano de queda nas vendas.

Baseado no Relatório WebShoppers 2015, fornecido pelo Ebit. O ano de 2014 foi novamente muito positivo, o mercado cresceu 24% em relação a 2013 e faturou R$ 35,8 Bilhões.

Foram 103,4 milhões de pedidos feitos por 51,5 milhões de brasileiros, isso representa um aumento de 17% no volume de pedidos e novos 10,2 milhões de brasileiros que nunca tinham comprando online antes.

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Mas e as Venda Online em 2015?

Estamos em um ano de “crise”, instabilidade política e econômica, ou seja, o cenário não está favorável. Pois é, esse ano as vendas online no Brasil vão novamente ignorar o cenário interno e novamente terão resultados positivos. Para 2015 é previsto que o mercado de vendas online termine o ano com um faturamento de R$ 43 Bilhões, 20% maior que em 2014. Provavelmente teremos mais de 122 milhões de pedidos realizados esse ano.

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Tá bom, mas e daí Bruno? Porque o Título diz que o Mercado vai Quebrar?

O título desse artigo é na verdade um trocadilho, o que eu quis dizer é que O mercado de Vendas Online no Brasil vai quebrar você e todos que se recusarem a ignorar esse mercado.

Nesse artigo eu vou te ensinar um pouco mais sobre o Mercado de Ecommerce e te mostrar o que você precisa para começar a planejar o seu projeto de Vendas Online.

Atenção! Eu falo sério!

Quando eu disse que você vai quebrar se continuar ignorando o Ecommerce, eu falava sério meus amigos, se você tem uma loja física, é um profissional autônomo ou presta serviços no mundo físico, você precisa pensar rapidamente em ter uma presença na Internet. Se você não fizer isso, os seus concorrentes farão isso e seus clientes encontrarão eles online, você será “engolido” pelo mercado..

Eu vou falar mais um pouco sobre alguns mitos relacionados a Ecommerce que você pode ouvir por aí;

 

Ecommerce é o Futuro

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Se você acha que a frase acima está correta, você está muito enganado. Todos que pensarem assim vão quebrar e você também vai.

Na boa, se você pensa assim, a minha opinião é que você é um idiota… (pronto, falei)

O mercado de ecommerce não é o Futuro, ele é o presente.

Quem não agir para adequar o seu negócio ao presente, AGORA, não terá tempo de fazer isso no futuro. O Mercado não vai deixar você fazer isso.

Eu tenho um amigo que me disse uma coisa esses dias:

“Daqui a cinco anos eu vou investir em criar um Ecommerce pra minha empresa”. O que você acha?

Na hora eu respondi:

“Eu te desejo, Boa sorte!”

No fundo eu sei que ele nunca fará isso, o negócio dele é capaz que nem exista mais daqui a 5 anos, ele vai ficar chateado e por a culpa em alguém, na concorrência, nos clientes, no governo ou na economia, afinal, fazer isso é muito mais fácil do que assumir a responsabilidade.

 

Não tenho como Concorrer com Gigantes como Americanas, Submarino ou Netshoes.

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Criando uma Loja Virtual bem planejada e bem executada, você não vai concorrer com esses Gigantes, pelo menos não deve concorrer com eles.

Para ter sucesso no mundo online você precisa de foco. Foco em algum Nicho ou Micro Nicho de Mercado, ter alguma especialidade que vai diferenciar o seu negócio desses gigantes do mercado.

Se o seu negócio não tem um foco, eu te aconselho a repensar e remodelar seu modelo de negócio, provavelmente o seu negócio não vai bem no momento. Uma das razões é essa falta de foco.

“Escolha um Nicho para atuar, defina o seu público alvo e trabalhe em oferecer produtos que sejam a solução para eles. Seja um especialista nessas soluções”

Exemplo:

A Netshoes hoje é uma gigante, mas ela começou pequena. Eles escolheram um nicho (material esportivo) e focaram nisso. Gigantes como Americanas.com sempre venderam material esportivo, porém nunca foram especialistas nisso.

A NetShoes focou nesse nicho, se tornou especialista em material esportivo, treinou sua equipe de atendimento e de quebra, ainda ofereceu preços menores que a Americanas e outras grandes lojas.

Resultado:

Em pouco tempo conquistou uma grande fatia de mercado. Os clientes estavam procurando por isso, alguém que recomendasse um tênis para corrida, ou uma bicicleta para trilha… Os atendentes da Americanas não foram treinados para isso, a NetShoes virou o jogo e conquistou uma grande fatia de mercado.

Negocie com seus fornecedores e diminua sua margem, você precisa oferecer um preço justo ao seu consumidor, se o seu produto não for exclusivo, monitore seus concorrentes e mantenha o seu preço próximo ao deles.

Pense em oferecer alguns diferencias para o cliente comprar na sua loja e não na deles.

Exemplos de Diferenciais: Atendimento Especializado, Programa de Fidelidade, Frete Grátis, Oferecer um Bônus, Preço Baixo entre outros, use sua criatividade e imagine o que seu cliente gostaria de receber como  um “algo a mais”.

 

É preciso Investir uma Pequena Fortuna para Criar um Ecommerce

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Isso não é verdade, hoje em dia o mercado tem uma grande oferta de ferramentas de qualidade com custo extremamente acessível para você começar.

Você vai precisar investir um pouco sim, mas está longe de ser necessário investir uma fortuna.

Concentre a maior parte do seu investimento na sua capacitação profissional no mercado de ecommerce e no estoque dos seus produtos. Esses são dois pilares importantíssimos para ter criar um projeto de sucesso.

O Primeiro, porque você precisará entender o que está fazendo, pra isso precisa estudar muito e aprender sobre processos e práticas de ecommerce. Se você não quiser fazer isso, precisará contratar algum profissional do mercado para gerenciar o negócio, essa é uma alternativa se você não tem tempo para estudar, embora eu recomenda que você “toque” o negócio, já que os profissionais nesse mercado estão escassos.

O segundo ponto que eu mencionei foi o investimento no estoque, afinal, você precisa ter o que vender na sua loja.

 

Comportamento do Consumidor

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Uma pesquisa realizada com 963 pessoas entrevistadas no Brasil, revelou alguns comportamentos que estão se transformando em padrões e mudando a forma com que as pessoas fazem suas compras.

A pesquisa revelou que até 76% dos Brasileiros já pesquisam online antes de comprar, eles pesquisam a reputação de produtos, serviços e lojas, pesquisam opiniões de outros consumidores e também pesquisam preços.

Eles usam a Internet e também lojas físicas para realizar essas pesquisas. Algumas lojas físicas, principalmente no segmento de eletrônicos, eletrodomésticos e livros, identificaram que muitos consumidores vão até as lojas, escolhem o modelo de produto que desejam e a partir daí procuram o menor preço na internet pelo celular. Se a loja estiver com o preço mais caro que na pesquisa online, eles já decidiram o que comprar (produto), mas vão embora da loja física e provavelmente farão a compra online quando chegarem em casa.

 

Quem Compra Online

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O relatório WebShoppers 2015 no trouxe dados muito relevantes sobre o público que está comprando na Internet.

Ao todo 51,5 Milhões de Brasileiros fizeram cerca de 103 Milhões de pedidos online em 2014. Isso dá em média 2 compras por consumidor.

A maioria dos consumidores são Mulheres, com 57% de participação de Mercado.

Falando de Idade, quase 70% dos consumidores online, tem entre 25 e 49 anos de idade.

Em termos de poder aquisitivo o comércio eletrônico é muito democrático, nós temos 49% dos consumidores nas Classes A e B, porém 44% dos consumidores nas classes C e D, isso mostra que tem mercado para qualquer tipo de público.

E o seu Público, qual é?

 

O que as Pessoas Compram Online

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Em 2014 novamente a Categoria Moda e Acessórios se manteve na liderança com 17% do volume de pedidos das vendas online do ano.

Seguindo isso, nós temos a categoria de Cosméticos e Perfumaria, Cuidados Pessoais e Saúde em segundo lugar com 15% dos pedidos, logo em seguida Eletrodomésticos com 12%.

Telefonia e Livros, cada uma com 8% completam o TOP 5 das categorias mais vendidas.

Para completar o TOP 10 nós temos Informática, Casa e Decoração, Eletrônicos, Esporte e Lazer e por fim, Brinquedos e Games, essas 5 categorias juntas somam 27% do volume de pedidos do ano de 2014.

E você? Qual o seu Produto?

 

Quanto as Pessoas Gastam Online?

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O ticket médio é como chamamos o valor médio gasto em cada pedido pelos consumidores. Em 2014 ele foi de R$ 347,00 no Brasil, essa foi a média. Isso não significa que a maioria das pessoas gasta entre R$ 300 e R$ 400…

Isso quer dizer que em meio a muitos pedidos de Geladeiras, TVS e Ar Condicionados que facilmente ultrapassam os R$ 2 Mil / R$ 3 Mil, temos também muitos pedidos de Batom, Livros e Cartuchos de Impressora que ficam abaixo de R$ 50,00…

Somando tudo e dividindo pelo faturamento, chegamos a um valor médio de R$ 347,00 o que representou um crescimento de 6% em relação a 2013.

Pra esse ano 2015 o mercado espera um leve aumento, chegando a R$ 350,00.

 

Como Faço para entrar no Mercado de Vendas Online

Eu estou escrevendo o Ebook “Vendas Online” com mais detalhes de como você pode fazer isso, por enquanto, se inscreva na minha lista no formulário abaixo que assim que o Ebook estiver pronto vou te mandar por email gratuitamente. Por enquanto segue algumas dicas:

Dicas para Entrar no Mercado de Vendas Online

  • O primeiro passo é Aprender sobre E-commerce, se você não pretende contratar algum profissional da área (o que é caro), você vai precisar estudar e se especializar em comércio eletrônico. Se não fizer isso, não terá a menor chance.
  • Trace um Planejamento com Objetivos e Metas desde a criação até o lançamento da sua loja virtual.
  • Faça tudo com calma e muita pesquisa, não há espaço para amadorismo no Ecommerce.
  • Esteja disposto a investir um pouco na criação de uma estrutura decente, vou ressaltar: não há espaço para amadorismo no Ecommerce.
  • Não tente vender de tudo, escolha um nicho e foque nisso.
  • Invista em Marketing Digital.
  • Crie um bom sortimento de produtos para oferecer em sua loja.
  • Invista em Marketing Digital.
  • Se você tem loja física vai precisar reservar uma parte do estoque para a Loja Virtual.
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Vendas Online no Brasil, Esse Mercado vai Quebrar, Entenda Porque
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3 Comments

  • Gabriel Santos

    Reply Reply 20 de julho de 2015

    Muito bom esse artigo! Realmente esse mercado de vendas online ainda vai crescer muito, temos que aproveitar essa grande oportunidade

  • Robson Galvão

    Reply Reply 30 de julho de 2015

    Artigo muito legal. Parabéns pelo texto Bruno!

  • Vitor

    Reply Reply 10 de agosto de 2015

    Fala Bruno!
    Muito bom seu artigo!
    Não só rico em dados, como em direcionamento.
    Vou visitar mais seu blog…
    Abraço

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