Templates WordPress: Como Escolher o Melhor pro seu Blog ou Site

melhores-templates-wordpress

No WordPress a parte visual (design) do seu Site é determinada pelo Template ou Tema que você escolher.

Quando você instala o wordpress no seu site, ele já vem configurado com um tema padrão que eu particularmente, não vejo muita graça.

O fato é que muita gente acaba “empacando” nessa etapa de escolha do Template WordPress pro seu Blog. Deveria ser uma tarefa simples, mas o excesso de opções no mercado, acaba complicando mesmo a vida dos iniciantes.

Nesse artigo vou te explicar exatamente o que você precisa avaliar para escolher um bom Templates WordPress, seja qual for o estilo do seu Blog.

Como Escolher os Melhores Templates WordPress

melhores-templates-wordpress

 

Templates WordPress Gratuitos vs. Templates WordPress Pagos

Eu tenho mais de 60 sites em WordPress, em muitos deles utilizo templates gratuitos, porém, é fato que um template pago pode oferecer muito mais em termos de recursos, widgets e customização.

Templates Gratuitos são ótimos pra quem está começando e não quer gastar dinheiro, o que eu até acho válido, mas tem que avaliar bem o Template, pois existem casos de templates com malware e até virus.

Também são muitos os casos de Templates “abandonados” pelos criadores, ou seja, templates sem atualizações e que ficam atrasados em relação a evolução das versões do WordPress.

Se você está criando um projeto de autoridade ou algo que tenha realmente muito potencial, eu recomendo um Template Pago, o investimento não é grande, pelo contrário, você consegue comprar templates incríveis por menos de 50 Dólares.

Atualmente o Blog Seu Peixe na Web utiliza o Template “Planer”. É um tema sensacional, com design extremamente agradável, responsivo, fácil de customizar e com vários widgets importantes.

Outro tema que eu costumo utilizar muito é o OptimizePress. É um Template fundamental para quem trabalha com foco em programs de afiliados, pois ele te permite criar Landing Pages e Squeeze Pages de forma simples e rápida.

Sem dúvida algumas, são os 2 Templates Pagos que eu mais recomendo.

–> Compre o Template Planer Aqui –>

planer

 

–> Compre o Template OptimizePress Aqui –>

optimizepress

 

O que Avaliar em um Template WordPress?

Alguns pontos são muito importantes para cada projeto, é preciso definir e deixar claro o objetivo do seu projeto em questão.

 

SE VOCÊ VAI Trabalhar como Afiliado

Se o seu projeto tem como objetivo ser afiliado e monetizar dessa forma, o OptimizePress te permitirá criar tudo que você precisa pra isso.

Um projeto de afiliado tem que ter como foco construção de lista e alta conversão de visitas em contatos na lista, isso é fato.

OptimizePress

Com o OptimizePress você fará facilmente “Landing Pages” com alta taxa de conversão, que entregam conteúdo, sem deixar de lado a conversão.

Recursos importantíssimos como:

  • “Call to Actions” (Botões de Chamada pra Ação).
  • Formulários de Captura de Emails
  • Relógios de Contagem Regressiva
  • Tabelas de Preços
  • Caixas de Testemunhos e Prova Social
  • Videos com AutoPlay
  • Redirecionamento de Saída da Página.
  • Mais de 100 Outros Recursos Importantes.

Fora todos esses benefícios do OptimizePress ele também pode funcionar como um Plugin, ou seja, caso você queira usar um outro Template e usar o OptimizePress como um Plugin é possível.

–> Confira aqui o Site Oficial do OptimizePress –>

 

Se você Está Construindo um Blog de Autoridade

Um Blog de Autoridade precisa priorizar a imagem do Blogueiro e a leitura do conteúdo pelo usuário.

O recomendado é um Template com layout “Clean” sem poluição, sem muitos efeitos visuais e com uma fonte clássica.

Um recurso importante para o Blog de Autoridade é a “Caixa” do autor. Procure um Template que ofereça essa caixa. Ela informa quem é o autor do conteúdo, sem que seja necessário você recorrer a um Plugin pra isso.

 

Se você está Construindo Blogs e Sites de Nicho para Faturar com Adsense

Se o seu objetivo é faturar com Adsense, com certeza a grande prioridade do seu site precisa ser o conteúdo.

Além do conteúdo é preciso priorizar a correta disposição dos banners.

Escolha um template que o conteúdo fique bem visualizado, com uma fonte agradável e de tamanho adequado.

É importante inserir um Banner no Topo do site, ao lado do Logo, isso não pode ser feito através de Plugin, portanto, deve ser um recurso do Template.

O Banner no Topo do Site pode ser um de 728x90px ou de 468x60px, porém, se puder escolher, prefira um template que possibilite colocar o de 728x90px.

Os demais Banners são inseridos através do seu Plugin preferido de Adsense, porém, é importante que o seu Template ofereça espaço para os tamanhos adequados de Banners, ou seja, os que mais geram receita.

O “Loop” do seu Blog, que é onde fica o conteúdo dos artigos, deve ter de preferencia uma largura minimo de 600px, para que você possa inserir um banner de 300x250px alinhado lateralmente sem que fique desproporcional.

Outro tamanho importante é a largura da Barra Lateral, é importante que ela tenha pelo menos 300px de largura, para você possa inserir os banners que mais convertem nas barra lateral.

 

Design Limpo

Evite poluir o seu Template. Prefira um fundo de cor clara ao invés de uma imagem ou cor escura. A cor clara é a mais convidativa para a leitura do usuário.

Título do Site

Seu título precisa ser pequeno. Caso seja um texto, utilize no máximo 36px para o tamanho da fonte.

Se o seu título for substituído por um Logo, use uma imagem pequena, com no máximo de 250px de largura.

Menu

É importante ter pelo menus um menu no site, isso incentiva a navegação, se certifique de inserir nele um link “Home” e outro “Contato”, além dos demais que você desejar.

Formulário de Captura de Email

Essa é a parte mais nobre do seu site, por isso um Formulário de Captura de Email é importante aqui, porém, não são muitos os Templates que oferecem esse recurso.

Esse é o tipo de recurso que é dificil você conseguir sem uma customização do template.

Barra Lateral

Utilize somente uma barra lateral, existem templates que usam 2 ou até 3, isso não converte bem no Brasil.

A Barra lateral em geral fica a direita, porém para efeito de testes e flexibidade, é importante um template que permita mudar facilmente o posicionamento da Barra Lateral.

Rodapé

O Rodapé do site é a área menos vista e menos importante, limite ele aos créditos do site e aos termos de copyright.

Se puder escolher, não deixe amostra o Template utilizado.

Se Quiser inserir Widgets, insira algo que influencie a navegação no site ou engajamento social. No caso seria: Menu, Plugin Social, Posts Recentes, Comentários Recentes, Categorias, Tags…. esse tipo de coisa.

Quanto Pagar por Templates WordPress?

O Valor médio de um Template WordPress é 40 Dólares, eu acho que até 60 Dólares é bem razoável. Considere que esse valor será pago uma única vez, portanto, é válido pagar.

Templates comuns em geral não possuem chave de licença, sendo assim, podem ser utilizados em vários sites seus. (somente seus sites, não pode repassar o template a terceiros)

Templates com Mais Recursos como o OptimizePress custam mais caro, porém o preço compensa, pois se você precisar dos recursos que ele oferece, não encontrará em outro template e uma customização custará muito mais caro.

O OptimizePress possui chave de licença que custa 97 Dólares para 3 sites. Existem pacotes com mais licenças como pode ver abaixo.

Onde Comprar Templates WordPress?

Eu sempre que preciso compro templates no ThemeForest, é sem dúvida onde tem a maior variedade de Templates.

Além disso, o ThemeForest é um Market Place da Envato, lá você encontra muito mais que templates, tem Plugins, Imagens, Vídeos, Audios, Apresentações e muito mais.

Confira os Melhores Templates WordPress:

theme_forest_728x90

 

 

–> Confira Aqui Lista dos Melhores Templates Gratuitos para WordPress

 

Espero que faça bom proveito dessas Dicas, Se ficou alguma Dúvida, Deixe um Comentário Abaixo, Eu Terei o Maior Prazer em Responder e te Ajudar:

 

GOSTOU DO CONTEÚDO? ENTRE NA MINHA LISTA VIP, TENHO MUITO CONTEÚDO EXCLUSIVO PRA VOCÊ:

QUER INICIAR DEFINITIVAMENTE O SEU NEGÓCIO?

Vou te Ajudar a Partir do Zero e Criar um Negócio de até 6 Dígitos Online! Dicas, Análises de Nicho de Mercado, Estudos de Caso e Muito Mais… Tudo isso Totalmente Grátis, Assine Agora!

GOSTARIA MUITO DE OUVIR SEUS COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E OPINIÕES ABAIXO, VAMOS BATER UM PAPO SOBRE ISSO.

ARTIGOS RELEVANTES QUE VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

– Porque Sites de Nicho de Mercado são um Grande Negócio? –>

– Como Criar um Blog em 5 Minutos –>

– Crie sua Lista de Emails e Pare de Deixar Dinheiro na Mesa –>

– Guia Completo para Encontrar o Nicho de Mercado Perfeito para Abrir o seu Negócio –>

 

Se Você Gostou do Artigo, me Ajude a Divulgá-lo, Curta e Compartilhe nas Redes Sociais:

1 Comment

  • Álvaro

    Reply Reply 22 de janeiro de 2015

    Muito boa a dica Bruno!

Leave A Response

* Denotes Required Field