O que é Marketing Multinivel?

Marketing Multinivel também é conhecido como marketing de rede, MMN ou MMD. É um modelo comercial de distribuição de produtos ou serviços através de uma rede de distribuidores.

No marketing multinível esses distribuidores são remunerados pela venda dos produtos e serviços em toda a rede em vários níveis por isso o nome.

Existem muitos Gurus e Empreendedores no mundo que defendem esse forma de distribuição de produtos.

De acordo com Will Marks, “O marketing de rede é um sistema de distribuição, ou forma de marketing, que movimenta bens e/ou serviços do fabricante para o consumidor por meio de uma ‘rede’ de contratantes independentes”.

Eu sou um Grande defensor do Marketing Multinível, veja esse post onde eu conto minha história nesse sistema…

Conceito do Marketing Multinível

É um sistema derivado das Vendas Diretas, oriundo daquela época dos vendedores porta a porta. Este sistema em forma de rede tem se consolidado num cenário de evolução organizacional. Segundo alguns estudiosos de administração, o marketing de rede é considerado o sistema mais eficaz em determinadas situações de mercado.

Segundo tais autores, a globalização alterou a disposição do cenário econômico nos anos 80. Sendo assim, as empresas começaram a caminhar em direção ao marketing de relacionamento, justificando a necessidade de criar vínculos de fidelização com os clientes.

O sistema de marketing multinível possui vários sinônimos. Entre as denominações que o mercado mais utiliza, estão:

  • Marketing de mídias sociais (MMS)
  • Marketing de Rede (MR)
  • Marketing Multinível (MMN)
  • Multi Level Marketing (MLM)
  • Network Marketing (NM)

Saiba como funciona o Modelo de Negócios do Marketing Multinível >>

Conheça as Ondas que o Marketing Multinível já Teve em sua História>>

Espero que tenham gostado, parte dessa matéria foi retirada do Wikipedia.

Abraços e Sucesso,

Bruno Coelho

Leave A Response

* Denotes Required Field