Capítulo 3: Devo Seguir Dinheiro ou Paixão na Escolha do meu Nicho de Mercado?

guia-completo-para-encontrar-o-nicho-de-mercado-cap3

Esse é um tema controverso, então eu fiz uma pesquisa com alguns amigos Empreendedores e também pesquisei pela Internet, opiniões de pessoas de sucesso. A pesquisa teve esse tema; O que seguir na escolha do mercado de atuação, na criação do seu negócio, seguir sua paixão ou seguir o dinheiro.

O que você planeja fazer, seguir algo que você seja apaixonado, te dê prazer ou você domine o assunto ou seguir um nicho simplesmente pelo potencial de lucro, ou seja, seguir o dinheiro?

É claro que se você puder combinar ambos, melhor ainda.

Vou Começar com uma Clássica Frase do Steve Jobs:

steve-jobs

“A única maneira de fazer um bom trabalho é amando o que você faz. Se você ainda não encontrou, continue procurando. Não se desespere. Assim como no amor, você saberá quando tiver encontrado.”

Jobs é bem cético e conciso em escolher a paixão como fator fundamental. Ele está correto quando se trata da criação de negócios de autoridade ou grandes idéias com potencial para bilhões de dólares, mas, e em um negócio pequeno, algo para a sobrevivência do empreendedor, a Paixão seria tão relevante?

Depois disso eu fiz uma pesquisa em 3 Grupos de Empreendedorismo no Facebook. Perguntei o que eles achavam que seria fundamental para o sucesso do negócio, seguir a paixão e o conhecimento ou o dinheiro e o lucro?

paixao-e-conhecimento1

Opiniões do Primeiro Grupo:

No Primeiro Grupo, todos foram unânimes e disseram que sem Paixão não tem como tocar um negócio.

Destaque para a Frase da Amanda Ferracini, “Paixão vai te mover até quando você não se encantar mais pelo dinheiro.” Bonito isso, você não acha?

 

paixao-e-conhecimento2

Opiniões do Segundo Grupo:

No segundo Grupo todos já foram um pouco mais racionais ao meu ver e disseram que somente paixão não paga contas, é preciso aliar isso com conhecimento e também com o potencial de lucro de um nicho de mercado.

Dou um destaque para o comentário do Diego Carmona, Fundador do Lead Lovers: Depende! O ideal é as pessoas trabalharem no que gostam e conseguir lucrar com isso, mas acho que depende da situação atual da pessoa, se ela precisa de dinheiro, foque no que dá dinheiro, se está numa situação confortável, foque no que você gosta. Eu também penso por aí.

 

paixao-e-conhecimento3

Opiniões do Terceiro Grupo:

No terceiro grupo as opiniões se dividiram um pouco, alguns foram certeiros: “Fazer o que Gosta!!!”. Porém, outros foram mais cautelosos e disseram que não basta gostar do que faz, tem que ter retorno.

Dou destaque para a lógica de pensamento do Roberto BJ e do André Gomes, pela minha interpretação eles quiseram dizer: “Faça o que se mostra uma boa oportunidade e se você é um Empreendedor de Verdade, vai aprender sobre isso e aprender a gostar disso.”… Também Concordo, é por aí!!!

O Rafael Nardo Mello disse que é preciso ter conhecimento no que faz, isso pra mim também é fato, o conhecimento é muito mais importante do que qualquer paixão. Saiba fazer o que você faz e se você não sabe e mesmo assim quer fazer isso, estude, aprenda, foque e mãos a obra.

Conclusão dos Especialistas

Nenhum disse claramente, “escolha o dinheiro” eles se dividiram entre conhecimento e paixão.

Porém a maioria deles concluiu que a “paixão” não é mais importante que o conhecimento no que está fazendo e também, é preciso analisar outras questões do nicho de mercado.

Fazer o que você conhece e confirmou que é lucrativo e depois aprender a gostar disso. É isso que faz um Empreendedor Nato.

Quer Iniciar Definitivamente o Seu Negócio?

Vou te Ajudar a Partir do Zero e Criar um Negócio de até 6 Dígitos Online! Dicas, Análises de Nicho de Mercado, Estudos de Caso e Muito Mais… Tudo isso Totalmente Grátis, Assine Agora!

O que Eu Pessoalmente Faço?

Geralmente eu sigo algo que eu tenha ao menos algum conhecimento, não digo paixão, eu trabalho a anos com o nicho de suprimentos para impressão e nem por isso, fui ou serei um dia apaixonado por cartuchos de impressora.

Eu pessoalmente não recomendo, que você se ligue muito nessa de “paixão”. Vá por um caminho mais simples, pense em algo que você goste, que ache legal ou que você tenha domínio.

Obviamente é preciso validar esses nichos antes de decidir. Vamos ainda passar por essa parte, aqui ainda estamos falando de idéias apenas.

O primeiro site de nicho que eu criei online, foi um site de frases motivadoras e frases de empreendedorismo, na época que eu criei, foi meio que instintivo, eu não era apaixonado por frases motivadoras. Na verdade eu percebi que sempre pesquisava por sites com essas frases no google. Pesquisava pra imprimir uma mensagem de incentivo aos meus funcionários, todo dia eu fazia isso.

Porém, o chato era que nunca tinham frases diferentes no mesmo site, então, eu ficava pesquisando uns 4 ou 5 sites, até achar a frase que se encaixava na mensagem que eu queria passar.

Foi ai que eu tive a idéia de montar um site sobre isso, unificando todas as frases que eu pudesse unificar em um único site.

Isso já fazem quase 10 anos, foi em 2005, na época eu nem fazia idéia que isso seria um negócio, mais tarde que fui aprender sobre internet marketing, monetização, essas coisas.

Resumindo, eu segui uma necessidade minha, algo que eu conhecia e me identificava, porém não tinha paixão.

Paixão não é essencial, porém, tenha bom senso, não tente ter um negócio sobre um assunto que você deteste.

O que eu Faria Hoje em Dia?

Se eu tivesse dinheiro para abrir um único site, eu escolheria 5 temas que eu domino e faria a pesquisa dentro desses temas. Encontraria dentro desses o que mais tivesse potencial de lucro e baixa concorrência.

Motivos para Seguir a Paixão e o Conhecimento…

A idéia de ir atrás, de um nicho baseado no conhecimento ou na sua paixão, é que nesse caso, você tem mais chances de ter sucesso.

Não somente porque, você sabe sobre esse assunto mais do que a maioria das pessoas, mas porque, você terá mais disposição e mais dedicação para esse negócio, além de ser algo que você gosta.

Steve Jobs da Apple disse uma vez: “Encontre um Trabalho que Você Gosta e Nunca Mais terá que Trabalhar.”

Agora se você não conhece nada sobre o assunto e não tem interesse real nisso, pode ser difícil se manter motivado e dedicado a trabalhar.

Além disso, você pode se ver incapaz de criar conteúdo relevante sobre algo que você não conhece e acabar ficando de “saco cheio” desse assunto em breve. Isso pode acabar te levando a criar conteúdo “nem tão relevante”, algo que não seja interessante, ou que o seu próprio público já saiba mais que você, assim eles não terão motivo algum para continuar te acompanhando.

Muitos Empreendedores de Sucesso tiveram sucesso, porque criaram um negócio em volta de uma coisa que eles eram apaixonados.

É óbvio que você tem que considerar se os seus interesses ou paixões atuais tem  alguma viabilidade comercial.

Se não tiver nada para vender e nenhuma forma de monetizar o nicho, você pode ser apaixonado pelo assunto o quanto você quiser, mas você não irá ganhar dinheiro com isso.

Pegue como Exemplo; se o seu Hobby fosse Colecionar Rolhas de Garrafas de Vinho. Provavelmente não existe nenhuma maneira de fazer algum dinheiro com essa coleção, por mais entusiasta que você seja sobre isso. (talvez, até haja uma demanda por rolhas de garrafas de vinho usadas e eu não sei, porém, tome isso apenas como um exemplo, eu não conheço sobre esse nicho)

Motivos para Seguir o Dinheiro…

Você pode achar que seguir o Dinheiro é coisa de gente mercenária, mas na verdade essa não é uma má idéia, principalmente se após ter analisado o mercado e comprovado que além de lucrativo, um negócio nesse nicho se trata de uma grande oportunidade, então é claro que faz todo sentido se envolver com isso.

Contudo, mesmo que você não conheça nada sobre o assunto e nem nunca tenha tido qualquer interesse nisso, você pode se comprometer a estudar e trabalhar duro para aprender e criar seu próprio conteúdo relevante. Isso é o suficiente pra te colocar na luta.

Mas pra isso você precisa ser um Empreendedor Focado e Auto Motivado, a ponto de poder trabalhar com algo que você não tenha qualquer envolvimento. Caso não seja esse o seu caso, não pense duas vezes, foque na paixão e no conhecimento.

Se for o seu primeiro projeto online, é fato que você terá muito o que aprender e muito trabalho pela frente, então, você precisará gostar do que faz para se manter motivado a maior parte do tempo.

Combinar Paixão e Dinheiro…

Esse é o cenário ideal, se você tiver condições procure um nicho, até encontrar um que esteja dentro desse quesito, onde você tenha conhecimento e paixão além de ter comprovado que o nicho é lucrativo.

É nesse cenário, que a maioria das pessoas que tentam criar negócios na internet e sites de nicho, encontram sucesso quando começam.

Após ter criado seu primeiro negócio, aprendido muito, se tornado um internet marketer melhor e já ter tido sucesso inicial, se torna muito mais fácil se aventurar em outros projetos onde o seu nível de interesse seja menor e mesmo assim ter sucesso e ganhar dinheiro.

Gostaria de ouvir seus comentários, dúvidas e opiniões abaixo.

Este foi o Capítulo 3: Devo Seguir Dinheiro ou Paixão, na Escolha do meu Nicho de Mercado? – do GUIA COMPLETO PARA ENCONTRAR O NICHO DE MERCADO PERFEITO PARA ABRIR O SEU NEGÓCIO.

Quer Iniciar Definitivamente o Seu Negócio?

Vou te Ajudar a Partir do Zero e Criar um Negócio de até 6 Dígitos Online! Dicas, Análises de Nicho de Mercado, Estudos de Caso e Muito Mais… Tudo isso Totalmente Grátis, Assine Agora!

–> IR PARA O CAPÍTULO 4 DO: GUIA COMPLETO PARA ENCONTRAR O NICHO DE MERCADO PERFEITO PARA O SEU NEGÓCIO >>>

<<< VOLTAR PARA O INÍCIO: DO GUIA COMPLETO PARA ENCONTRAR O NICHO DE MERCADO PERFEITO PARA O SEU NEGÓCIO <–

LINKS ÚTEIS SOBRE NICHOS DE MERCADO:

– Porque Sites de Nicho de Mercado são um Grande Negócio? –>

COMPARTILHE ESSE ARTIGO COM SEUS AMIGOS:

1 Comment

  • Álvaro

    Reply Reply 23 de janeiro de 2015

    Segui paixão e dinheiro pra mim é o fundamental. E outra: as possibilidades que o dinheiro te dá (principalmente no mercado de internet marketing), como liberdade de tempo, faz com que você se apaixone por tudo que você faz.

Leave A Response

* Denotes Required Field