Como Fazer um Blog em 5 Minutos em WordPress – Passo a Passo

Então você Quer aprender Como Fazer um Blog em WordPress em menos de 5 Minutos?

Fico feliz em te dizer que é bem mais Fácil que você imagina, nesse artigo vou te ensinar passo a passo, como fazer isso.

Se você já está nessa fase, se informando sobre como fazer um Blog Profissional, eu creio que você já tenha em mente qual será o nome do seu Blog.

É ótimo se você já tiver decidido o nome do seu site (domínio), caso ainda não tenha decidido, coloque uma lista de nomes para o seu Blog no papel.

Por incrível que pareça, fazer um Blog é uma coisa muito fácil e barata, você vai gastar apenas com a hospedagem para fazer e manter o seu Blog no ar, vou te mostrar como conseguir o seu domínio de graça em parceria com a Bluehost que é o serviço mais recomendado pelo WordPress.

bluehost-wordpress

Quando eu falo sobre Fazer um Blog, eu me refiro a um fazer um Blog profissional, algo que te proporcione autoridade e credibilidade, portanto, você jamais me verá recomendando um Blog gratuito como Blogger por exemplo, se você realmente quer criar um negócio que as pessoas levem a sério, esqueça que o Blogger existe, vamos trabalhar com WordPress.

Esse artigo é uma evolução de um outro artigo que eu escrevi um ano atrás, mais de 300 pessoas já criaram seus Blogs através desse tutorial, que agora está ainda mais moderno e atualizado.

Como Fazer um Blog em 5 Minutos no WordPress – Passo a Passo

SE PREFERIR ASSISTA O VÍDEO SOBRE ESSE ARTIGO:

 

Como Fazer um Blog – Passo 1: Contrate sua Hospedagem Otimizada para WordPress (com Domínio Grátis)…

Antes de te ensinar como fazer um blog, eu preciso te falar um pouco sobre hospedagem de sites.

Ter uma hospedagem é inevitável, um site não é nada mais que arquivos, para que esse site seja acessado de qualquer local do mundo, esses arquivos precisam estar armazenados em um servidor de qualidade, que esteja disponível 24 horas por dia e 365 dias por semana. Isso é que é hospedagem de sites.

Eu vou te Recomendar a Bluehost para Hospedar o seu Blog.

Eu já usei dezenas de serviços de hospedagem, posso garantir pra você que a Bluehost é o melhor que tem no mercado. E não só isso que faz a Bluehost ser tão bom, eles tem um serviço que é próprio para WordPress, te permite criar vários sites na mesma hospedagem e ainda por cima o valor é barato.

A Bluehost é um serviço americano, mas o suporte funciona muito bem para nós Brasileiros também, fique tranquilo quanto a isso.

Eu tenho dezenas de razões e experiências positivas para recomendar a Bluehost, eu listei algumas abaixo:

  • Serviço de atendimento ao cliente excelente.
  • Painel de controle de fácil utilização.
  • Hospedagem mais estável e confiável.
  • Instalação do WordPress com apenas 1 clique.
  • Suporte técnico disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
  • Sites, contas de email e domínios ilimitados – tudo em uma mesma conta por um preço acessível.
  • Sem truques, sem contratos. Garantia de receber seu dinheiro de volta em até 30 dias e a opção de cancelar a qualquer momento.

Você pode estar se perguntando: Tem tantas empresas de Hospedagem de Sites no Brasil, porque contratar um Serviço Estrangeiro?

Meu amigo, acredite! A Bluehost é muito melhor que os serviços Brasileiros. Não é exagero meu. A qualidade dos serviços brasileiros é muito ruim e sempre te deixam na mão, principalmente na hora que você mais precisa.

Jamais você me verá recomendando a Locaweb por exemplo, com eles você vai ter: Sites lentos, instabilidade constante, sites que caem “toda hora”, suporte despreparado e que não consegue resolver seus problemas, descaso e o pior…

Assim jamais conseguirá ter um site de sucesso, pois a falta de qualidade deles irá atrapalhar o seu sucesso.

Confie em Mim, Digo isso por Experiência Própria e também por Dezenas de Relatos de Amigos e Leitores aqui do Blog.

Se você ainda sim, quiser insistir em contratar uma hospedagem Brasileira, pelo amor de Deus, contrate a Hostgator, é um serviço que não chega a ser bom mas é razoável e com certeza melhor que os outros serviços nacionais.

Esse manual é baseado em um Passo a Passo na Contratação da BlueHost, se você pretende contratar a Hostgator, acesse o Tutorial da Hostgator Aqui.

Se você quer realmente algo de qualidade, deve seguir o meu conselho, contrate a Bluehost, é um serviço de qualidade, otimizado para WordPress e não é caro.

Te permite criar vários sites na mesma hospedagem e te dá o Domínio Grátis, você não vai precisar pagar o domínio na Bluehost, Contrate Aqui!

–> Clique aqui para Começar Agora e Seguir o Passo a Passo do Manual. *Vai Abrir o site da Bluehost em uma nova janela.

 

como-fazer-blog-um-wordpress-passo1

–> Ao abrir o site da Bluehost, acesse no menu superior o Item “Products” e depois “WordPress Hosting”.

*O site é todo em Inglês mas pode ser totalmente traduzido com apenas 1 botão do tradutor do Navegador Google Chrome. No manual vou mostrar tudo em inglês.

 

como-fazer-um-blog-wordpress-2

Essa é a hospedagem otimizada para WordPress, é a melhor hospedagem que existe para sites em WordPress, o valor é baixo. No primeiro mês você pagará apenas US$ 12,49 (Cerca de 25 Reais) e nos meses seguintes pagará US$ 25 (Cerca de 50 Reais).

como-fazer-um-blog-wordpress-3

Descendo a tela você verá todos os planos disponíveis, o mais barato se encaixa bem pra você, será o suficiente.

Bluehost-Optimized-WordPress-Hosting

Esse plano não tem limite de largura de banda, possui 30 Gb de espaço e o melhor; não é uma hospedagem compartilhada normal, é um servidor VPS semi dedicado ao seu site.

Esse plano vai te permitir criar vários sites e ter até 100 Milhões de Visitas por mês, sem pagar a mais por isso.

–> Vamos Continuar, Clique em “Select”

 

Agora a BlueHost vai te perguntar se você vai querer um novo domínio (grátis) ou se você já tem um domínio e irá usá-lo nesse site.

como-fazer-um-blog-wordpress-4

–> Eu vou escolher um novo Domínio. Vou escolher um domínio .com (será gratuito). Coloque o Nome do Domínio que Você quer e Clique em “Next”.

*O registro do domínio está sujeito a disponibilidade do mesmo, caso o domínio que você escolher não esteja disponível, tente o mesmo domínio com outra extenção como .org ou .net… Se você tentar todas e mesmo assim ele não estiver disponível, terá que pensar em um novo nome, pois algumas pessoas já tiveram essa idéia antes de você.

Para prosseguir é preciso escolher o seu domínio e ele estar disponível.

 

–> Basta agora eu Preencher os meus Dados Pessoais e Endereço para cadastro na Bluehost.

como-fazer-um-blog-wordpress-5

–> Nessa mesma tela você pode escolher por pagar o serviço trimestralmente ou anualmente, eu vou manter o pagamento mensal.

como-fazer-um-blog-wordpress-6

Os Serviços que estão marcados eu não acho essenciais, portanto não há necessidade de contratá-los, pode desmarcar as duas opções.

–> Ainda na mesma tela, por último, Informe os Dados do seu Cartão de Crédito Internacional, confirme que concorda com os termos de serviço da Bluehost e Clique em “Next”.

como-fazer-um-blog-wordpress-7

Pronto! Você acaba de Contratar a sua Hospedagem Otimizada para WordPress da Bluehost.

Você receberá um email de confirmação da contratação do serviço.

Na página de Confirmação tem também todos os dados que você precisa para acessar seu painel de administração da BlueHost. Dica: Imprima essa Página e Guarde-a!!!

OBS: A única forma de Pagamento Disponível na BlueHost é o Cartão de Crédito Internacional, caso você não tenha um, terá que Contratar outro Serviço, Nesse Caso Vou te Indicar o que Considero o Segundo Melhor que e a HostGator, Acesse Aqui >>

 

Como Fazer um Blog – Passo 2: Como Instalar o WordPress no seu Site na Bluehost…

Instalar o WordPress é muito fácil na Bluehost, porém, como essa modalidade de hospedagem que contratamos é focada em WordPress, é muito provável que o seu WordPress já venha instalado automáticamente, vamos verificar.

bluehost-wordpress-setup

–> Feche esse painel de boas vindas.

Para checar se o seu site está com wordpress, basta tentar acessá-lo, utilize outra aba do navegador.

Se aparecer um Blog sem conteúdo, sem imagens, apenas com um Post “Hello World” significa que ele já está instalado. Ótimo!

Caso não esteja instalado aparecerá uma Tela em Branco, nesse caso vamos instalar o wordpress, fique tranquilo é fácil.

 

bluehost-wordpress-setup2

–> Clique em “Install WordPress”. Perceba que estamos na Aba “Home” do painel de administração da Bluehost.

 

bluehost-wordpress-setup3

–> Agora você deve escolher o domínio onde quer instalar o WordPress, provavelmente você só tem um domínio cadastrado, então escolha ele e clique em “Submit”.

Pronto! O WordPress será instalado em questão de segundos.

 

bluehost-wordpress-setup4

–> Agora você precisa definir a sua senha de acesso ao painel administrativo, clique em “Configure your Password”.

 

bluehost-wordpress-setup5

–> Insira sua Senha e Repita a Senha, depois clique em “Complete Setup”.

Seu WordPress já está instalado e funcionando normalmente, acesse seu painel admistrativo sempre nesse link:

– seudominio.com/wp-admin

*Adicione esse link aos seus favoritos.

 

Como Fazer um Blog – Passo 3: Alterar o Tema do seu Blog em WordPress!

Seu Blog já existe e já está no ar, agora você precisa instalar um belo tema nele pra deixar ele com um visual agradável e depois escrever seu primeiro post. Vamos instalar um tema bacana no seu Blog agora.

alterar-tema1

Esse é o menu de administração do seu Blog em WordPress, é através dele que você fará qualquer tipo de modificação no seu site como: Alterar o Tema, Instalar Plugins, Escrever um Artigo etc.

Como você pode ver, o WordPress originalmente vem instalado em inglês, se isso for um problema pra você, acesse esse meu artigo e veja como traduzir facilmente o WordPress para Português.

Vamos alterar o tema (parte visual) do seu Blog agora:

–> No menu lateral, acesse o Item “Appearence” e depois “Themes”.

 

alterar-tema2

–> Vai aparecer essa tela acima, Agora clique em “Add New Theme” para instalar um novo tema.

 

alterar-tema3

–> Vão aparecer diversos temas gratuitos disponíveis, você pode ver mais opções clicando nas guias “Featured”, “Popular” ou “Latest”.

alterar-tema4

–> Ao passar o mouse em cima de algum tema, você pode escolher entre “Install” (instalar o tema no seu WordPress) ou “Preview” (Ver uma Previsão de como Ficaria esse Tema).

Veja um Preview dos Temas que você mais gostar. Escolha um e nele, Clique em “Install”.

*Minhas sugestões de Temas Gratuitos para Blogs que estão Começando: OXYGEN, FASHIONISTAS, TRIDENT LITE ou HIERO.

São temas com layouts limpos, sem muitos recursos complicados pra quem está começando como você. Escolha um desses quatro, você vai começar bem.

Feito Isso, Pronto! Seu Blog já está com esse Tema Instalado, Meus Parabéns!!!

 

Como Fazer um Blog – Passo 4: Escreva seu Primeiro Post e Comece seu Blog

Agora vamos a última parte desse Tutorial, falta criamos o primeiro post do seu Blog e Começar a colocar o seu conteúdo na rede mundial de computadores.

adicionar-post1

–> No menu lateral acesse “Posts” e depois “Add New”.

 

adicionar-post2

Vai abrir a tela para você adicionar um novo Post, aí é bem simples, você define um título e abaixo escreve o conteúdo que pode ser formatado assim como você faz no Word.

Pode também adicionar imagens ao conteúdo.

categoria-tag

Nessa mesma tela na barra lateral a direita você pode adicionar a categoria (assunto) que esse artigo se refere.

Escolhe também as Tags que são as palavras chave que se destacam nesse artigo.

Mais abaixo você define uma “Featured Image” Imagem destacada para o seu artigo, é importante definir essa imagem, pois é ela que irá aparecer ao lado ou acima do artigo na Página Principal do seu Blog.

publicar

–> Após terminar de escrever o artigo você pode clicar em “Publish” ou Publicar no topo desse menu lateral direito. Seu Artigo estará publicado e a disposição de milhões de pessoas em qualquer parte do mundo.

 

Pronto! Viu como foi fácil? EM APENAS ALGUNS MINUTOS VOCÊ APRENDEU COMO FAZER UM BLOG EM WORDPRESS

Em apenas alguns minutos Eu te Ensinei Como Fazer um Blog Passo a Passo.

Nesse artigo, você aprendeu a contratar a Bluehost que é a melhor hospedagem do mercado para sites em WordPress.

Ganhou e Registro o seu Domínio Gratuitamente com a Bluehost.

Instalamos o WordPress no seu Site em questão de segundos.

Você aprendeu também a escolher um Tema bonito e agradável para o seu Blog.

E para terminar, você aprendeu a escrever artigos e criou o primeiro post do seu Blog.

 

Espero que VOCÊ tenha gostado e que esse tutorial tenha te ENSINADO COMO fazer UM Blog.

Se ficou alguma dúvida, não seja tímido, deixe um comentário abaixo que eu terei o maior prazer em responder.

Peço sua ajuda para divulgar esse artigo, Compartilhe nas Redes Sociais, vai me ajudar bastante e com certeza irá levar informação de qualidade aos seus amigos.

 

GOSTARIA MUITO DE OUVIR SEUS COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E OPINIÕES ABAIXO, VAMOS BATER UM PAPO SOBRE ISSO.

ARTIGOS RELEVANTES QUE VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM:

– Porque Sites de Nicho de Mercado são um Grande Negócio? –>

– Como Criar um Blog em 5 Minutos –>

– Crie sua Lista de Emails e Pare de Deixar Dinheiro na Mesa –>

– Guia Completo para Encontrar o Nicho de Mercado Perfeito para Abrir o seu Negócio –>

COMPARTILHE ESSE ARTIGO COM SEUS AMIGOS:

4 Comments

  • Wesley Silva

    Reply Reply 25 de fevereiro de 2015

    Olá Boa tarde.! Bom estou com uma grande duvida em criar um blog, gostaria de divulgar meu negocio de decorações de festa na internet , e gostaria de saber se o blog seria um site ideal para eu divulgar meu negocio e obter resultado com meu aluguel de decorações.! Gostaria que me ajudasse, pôs sei que vc é a pessoa ideal para me dar essa dica. Desde já peço obrigado por visualizar esta comentário, e gostaria muito que me ajudasse

  • Thati

    Reply Reply 4 de abril de 2015

    Bruno, não entendi o porquê do título registre seu domínio gratuitamente, se há custos! 290,00 anual para ter esse domínio…existe alguma opção mais barata com um benefício legal? E quando você entrou no wordpress pra colocar o título do blog, etc…por que estava em inglês? tem como colocar em portugês?

Leave A Response

* Denotes Required Field