Capítulo 7: Avaliando a sua Atuação no seu Nicho de Mercado

guia-completo-para-encontrar-o-nicho-de-mercado-cap7

Estamos avançando na escolha do seu Nicho de Mercado Ideal e chegamos em um ponto importante, nesse capítulo vamos avaliar a sua capacidade de concorrer nesse mercado.

Mesmo que você tenha encontrado bons sinais de lucro e popularidade na sua idéia de nicho de mercado, isso não é o bastante. Chegou o momento de avaliar a sua capacidade de competir nesse nicho de igual para igual com os concorrentes.

Este é o Capítulo 7 do Guia Completo para Encontrar o Nicho de Mercado Perfeito para Abrir o Seu Negócio.

guia-completo-para-encontrar-o-nicho-de-mercado-cap7

Compare a sua IDEIA com os seus Concorrentes…

Mesmo que você tenha concorrentes diretos no seu nicho, você pode atuar de forma diferente deles, focando em problemas ou soluções diferentes das que eles tenham como objetivo. Sua outra opção é atuar da mesma forma que eles, porém, pra isso, precisa ser capaz de oferecer uma solução melhor do que a deles.

Comece a investigar bem seus concorrentes, perceba o que eles costumam ser muito bons, descubra onde estão as falhas deles, aí você terá dados interessantes de onde será mais fácil focar. Você pode encontrar um caminho para preencher uma lacuna nesse mercado, esse lacuna talvez seja exatamente onde seus concorrentes estejam falhando.

Não tente reinventar a roda, nem criar algo inovador e revolucionário, você não precisa disso. Tudo que você precisa é oferecer uma solução aos problemas do seu público, uma solução melhor e um pouco diferente do que os seus clientes já encontram no mercado. Tente fazer o que já funciona no seu mercado, mas de um jeito diferente.

Isso é o suficiente para que o seu público preste atenção em você.

 

Conteúdo…

Isso é simples, você precisa ser capaz de oferecer um conteúdo mais novo, mais rico e melhor que o mercado já oferece.

Estamos falando de qualidade, não em quantidade, oferecer um conteúdo incrível e novo 1 vez por semana ou a cada 15 dias, é muito melhor do que oferecer algo comum e mais do mesmo todos os dias.

Direcione seus Esforços para Criar “Guias Completos” Manuais Definitivos” coisas desse tipo. Ofereça matérias épicas, que sejam interessantes por meses e até anos, faça estudos de caso.

Trabalhe com Vídeo Marketing, faça Webnarios periódicos, Crie Infográficos.

Crie Materiais tão bons que você poderia Cobrar por eles, como E-books, Ferramentas, Planilhas e outras coisas. Ofereça isso de Graça ao seu Público.

Seu os seus Concorrentes não estiverem fazendo essas coisas, melhor ainda, saia na frente deles.

Forma de Abordagem do seu Nicho…

Escolha como vai abordar o seu Nicho, você pode escolher uma abordagem única, de forma que ninguém ainda esteja fazendo, ou usar a abordagem generalista, nesse caso terá que se certificar que será melhor que seus concorrentes.

Vamos Supor que o seu Nicho seja Emagrecimento para Homens Acima de 50 anos, nesse caso já estamos falando de um micro nicho o que é o correto.

Agora você pode abordar esse micro nicho de forma geral, dando dicas em diversas áreas diferentes que influenciem nesse resultado ou você pode focar em algo específico como dieta ou exercícios. O ideal é escolher uma abordagem diferente dos seus concorrentes.

Não tenha medo de super segmentar, sempre haverá uma forma de detalhar ainda mais um nicho de mercado.

Nesse momento, começa a ser muito útil para você a criação de um Avatar. Avatar seria o seu cliente ideal, pesquise o seu público e construa seu avatar.

Depois disso, fica mas fácil, crie seu conteúdo somente pro seu Avatar.

Você não deve tentar criar conteúdo para tudo e para todos, isso seria muito vago e generalista, dificilmente a sua mensagem iria agradar a maioria das pessoas. Algumas coisas agradariam um pouco um grupo de pessoas e outras coisas agradariam um pouco outro grupo de pessoas, mas no fim, ninguem ficaria impactado com o seu conteúdo.

Foco! Foco e Foco!!!

Estude, Aprenda e Trabalhe para ser um Marketeiro Melhor

Muita gente não gosta dessa palavra “Marketeiro” eu gosto. Uma coisa é fato, independente do seu nicho de mercado, se você vai trabalhar com um negócio online, você vai trabalhar com Internet Marketing, eu intitulo quem trabalha com isso, como eu de “Marketeiro.

Portanto, seja um Marketeiro bom, ou pelo menos, melhor que os seus concorrentes, se eles não se veem como “Marketeiros” melhor pra você, entre nesse mercado a fundo, aprenda técnicas que eles não se interessam em aprender.

Em diversos Nichos de Mercado, você encontrará competidores que não encaram o Blog ou o Site que tem como um negócio, pessoas que “blogam” por diversão ou hobby e não com o intuito de Ganhar Dinheiro. Então, muitos deles não focam usam estratégias de Marketing e Monetização. Alguns podem até ganhar dinheiro, mas de forma natural sem o uso de técnicas avançadas.

O que você precisa fazer é oferecer um Conteúdo de Qualidade e fazer um marketing mais efetivo que o deles, você estará bem próximo do sucesso.

Ser um Marketeiro melhor inclui diversas habilidades como aprender a gerar tráfego para o seu site e converter esse tráfego em dinheiro.

Aprender a fazer com que mais e mais pessoas assinem sua lista de emails, sigam você nas redes sociais e comprem os produtos que você indica.

Enfim, são muitas as técnicas que você precisa aprender para ser um “Marketeiro” bom e dominar o seu nicho de mercado, você pode levar anos para descobrir e aprender todas.

A boa notícia é que você pode fazer uma escolha mais inteligente, fazer parte de um treinamento que te ensina todas essas técnicas, sem que você precise ficar vasculhando a internet e testando o que eu já sei que não funciona.

O Treinamento que eu te indico pra isso é o Meu Método, o Treinamento Seu Peixe na Web que é o Único Método Verdadeiramente Comprovado e de Passos Simples para você Aprender tudo que Precisa para Trabalhar com Internet Marketing. Saiba Mais sobre o Treinamento Aqui.

 

Quer Iniciar Definitivamente o Seu Negócio?

Vou te Ajudar a Partir do Zero e Criar um Negócio de até 6 Dígitos Online! Dicas, Análises de Nicho de Mercado, Estudos de Caso e Muito Mais… Tudo isso Totalmente Grátis, Assine Agora!

Como Você vai Conseguir o Tráfego?

Essa é mais uma coisa que você precisa se preocupar antes de iniciar o seu projeto. Como Conseguir o Tráfego? De onde?

Existem diversas maneiras de conseguir tráfego para seu site, vou citar alguns exemplos: SEO, Compra de Tráfego, Mídias Sociais, Foruns, Marketing de Conteúdo (Posts Patrocinados e Indicações), Comentários em Blogs, Vídeos e muito mais.

Você precisa Avaliar e escolher, qual a Forma de Atrair Tráfego, será a mais Viável e Objetiva para o seu Negócio.

1) Tráfego Direto de Blogs, Foruns e Mídias Sociais…

Aqui no Guia eu já de mostrei como você pode encontrar uma lista de Blogs, Fóruns e Canais nas Redes Sociais relevantes ao seu nicho. Eles são grandes fontes de Tráfego em Potencial.

Eu já trabalhei bastante com esse tipo de tráfego para alguns de meus sites. Posso dizer que o retorno é bom, a conversão é muito boa também e o custo é baixo, é uma boa opção para você que está começando.

Isso também te faz criar um relacionamento com o seu Público.

Você precisa examinar o seguinte:

Os Blogs que você listou aceitam Posts Patrocinados?

Eles permitem comentários nos posts de forma que fique registrado lá o seu perfil junto a sua pergunta? Seu perfil que eu digo é no WordPress, sua foto e link para o seu site. Se permitirem, avalie isto, cada comentário seu, haverá sua foto, seu nome e o melhor, o link para o seu site.

Os Fóruns que você pesquisou com certeza permitem uma assinatura para cada participante, você pode inserir algum link (clicável) na assinatura?

Os grupos e fanpages que você listou certamente permitem que os membros postem ou compartilhem algum link quem contenha um conteúdo relevante.

2) Marketing de Conteúdo…

Marketing de Conteúdo é simplesmente, você investir tempo e dedicação na criação de conteúdo incrível, algo tão bom que seja simplesmente, o melhor que existe na internet sobre o assunto. Naturalmente o seu público irá Curtir, Comentar e Compartilhar esse material. Isso viraliza o seu conteúdo e o espalha na Internet com facilidade.

Esse Guia é um grande Exemplo de Marketing de Conteúdo. Tente fazer algo assim, perceba que eu distribui o conteúdo em 10 artigos, poderia ter feito tudo em um só, mas preferi dividir em 10 artigos, pois isso incentiva a navegação no site.

Você pode também tentar distribuir seu conteúdo em Blogs que aceitem isso.

Você vai ficar surpreso com a quantidade de Blogs que estão interessados em receber uma postagem de qualidade, mesmo que ela já tenha sido postada em outro Blog (o seu) anteriormente.

Considere também usar Post Patrocinado em Blogs do seu Mesmo Nicho de Mercado, as vezes o seu concorrente pode estar sem tempo de escrever algo de qualidade e pode aceitar o Post Patrocinado em Troca de alguma recompensa, que pode ser dinheiro ou outra coisa.

Se você conseguir fazer isso em sites e blogs de autoridade, esses sites que certamente tem muitos leitores, irão transferir toneladas de tráfego e autoridade para você.

OBS: Vale Lembrar que junto do conteúdo, é preciso que haja um link para o seu site.

3) Compra de Tráfego…

É um bom caminho a se seguir também, existem muitas opções boas no mercado como Facebook Ads, Google Adwords, Linkedin Ads, Bing Ads entre outros.

Isso pode ser um tanto complicado para você que está começando, se certifique de aprender um pouco antes de tentar comprar tráfego, senão você pode jogar dinheiro fora.

Se você tem recursos para investir na Compra de Tráfego, não recomendo que faça isso com menos de R$ 300 por mês.

Veja se sites do seu nicho ou que tenham um público semelhante ao seu, trabalham com banners ou algum tipo de anúncios patrocinados. Se permitire, anuncie lá.

4) SEO…

Mesmo que você seja novo no meio de Internet Marketing é provável que você já tenha ouvido falar em SEO.

SEO é uma sigla do termo Search Engine Optimization, que significa Otimização para Sistemas de Busca. Consiste em você otimizar o conteúdo do seu site para que os sites de busca te encontre, te ache relevante e te ponha no topo das pesquisas. Bom, esse pelo menos é o sonho de muita gente.

A realidade infelizmente não é essa, rankear sites no topo das buscas do Google está cada vez mais difícil, as regras do jogo estão mudando rapidamente e cada vez fica mais complicado fazer um bom trabalho de SEO.

Fora isso, o resultado de um bom trabalho de SEO pode levar meses para aparecer, os resultados de um mau ou médio trabalho de SEO podem nunca aparecer.

Seguinte, a respeito de SEO, faça a sua parte, Consiga um Domínio com a Correspondência Exata a sua Palavra Chave Principal, Otimize seu Conteúdo, Mantenha o seu Site Rápido, Consiga Links para o seu Site e

Produza um Conteúdo Incrível. Isso é tudo que você pode fazer, o resto é aguardar.

Essas dificuldades são os principais motivos para você não construir um site dependendo de Tráfego de SEO no início, deixe isso para depois, para um momento de maior maturidade do seu site.

No início você precisa escolher outras fontes de tráfego.

Concluindo

Para Ser Competitivo siga essas recomendações, Defina a Forma de Abordagem do seu Negócio, Seu Conteúdo Incrível e como Você vai Conseguir Tráfego, essas são as tarefas iniciais do seu planejamento.

Creio que você agora, já tenha uma visão muito mais clara do da sua Idéia de Nicho de Mercado, talvez você já tenha também excluído algumas idéias da lista, isso faz parte, estamos chegando perto do fim desse Guia. No próximo Capítulo, vou te apresentar o meu Checklist de Avaliação de um Nicho de Mercado. Nos Vemos lá.

 

GOSTARIA MUITO DE OUVIR SEUS COMENTÁRIOS, DÚVIDAS E OPINIÕES ABAIXO, VAMOS BATER UM PAPO SOBRE ISSO.

Este foi o Capítulo 7: Avaliando e Testando seu Nicho de Mercado –  GUIA COMPLETO PARA ENCONTRAR O NICHO DE MERCADO PERFEITO PARA ABRIR O SEU NEGÓCIO.

 

Quer Iniciar Definitivamente o Seu Negócio?

Vou te Ajudar a Partir do Zero e Criar um Negócio de até 6 Dígitos Online! Dicas, Análises de Nicho de Mercado, Estudos de Caso e Muito Mais… Tudo isso Totalmente Grátis, Assine Agora!

IR PARA O CAPÍTULO 8 DO GUIA COMPLETO PARA ENCONTRAR O NICHO DE MERCADO PERFEITO PARA O SEU NEGÓCIO >>>

—-

<<< VOLTAR PARA O INÍCIO DO GUIA COMPLETO PARA ENCONTRAR O NICHO DE MERCADO PERFEITO PARA O SEU NEGÓCIO

LINKS ÚTEIS SOBRE NICHOS DE MERCADO:

– Porque Sites de Nicho de Mercado são um Grande Negócio? –>

COMPARTILHE ESSE ARTIGO COM SEUS AMIGOS:

2 Comments

  • João Paulo

    Reply Reply 13 de junho de 2015

    Bruno,

    Quero parabenizá-lo pelo excelente material. Depois de muito pesquisar finalmente encontrei um site que ensina não somente o que fazer, mas como fazer. 🙂 Para alguém que está iniciando nos estudos do marketing digital isso faz toda a diferença.

    Poderia me informar se haverá continuidade do curso?

    Grato.

    Att,

    João Paulo Bastos

    • Bruno Coelho

      Reply Reply 18 de julho de 2015

      João Paulo amigo vou concluir os capítulos do curso sim, fique atento ao Blog.. Valeu!

Leave A Response

* Denotes Required Field